Missão, Objetivos e Metas

Desenvolver articuladamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando formar profissionais com sólida formação científica e capacidade para enfrentar os desafios e mudanças do mundo contemporâneo, pautados em valores humanísticos e éticos, que fortaleçam o desenvolvimento da cidadania, a autonomia e a convivência dos diferentes grupos sociais.
Desenvolver o livre acesso ao conhecimento por meio de uma gestão democrática, participativa e transparente.

A partir do diagnóstico e dos objetivos levantados através da realização do Planejamento Estratégico Participativo, foi possível delinear os objetivos e metas a serem alcançadas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo. Pretendemos alcançar 100% destes objetivos, em quatro anos, a partir do ano de 2016:

 

  • Manter alterações sistemáticas no regimento interno, adequando-o à modernidade;

 

  • Criar um novo Plano de Carreira para os Docentes, que valorize os profissionais da Instituição;

 

  • Ampliar, sistematicamente, o acervo da Biblioteca proporcionando o acesso às fontes nacionais e internacionais de pesquisa;

 

  • Ampliar e modernizar recursos de apoio pedagógicos e tecnológicos de qualidade, viabilizando o fomento à pesquisa;

 

  • Elaborar novos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, desenvolvendo instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;

 

  • Atualizar professores quanto à revolução digital de nossa época e a busca por um ensino mais dinâmico e criativo e estímulo ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos docentes e discentes; abrindo caminho para a Educação à Distância, proporcionando espaços para a reflexão crítica sobre as diferentes linguagens e seus processos de construção, disseminação e uso, incorporando-os ao processo pedagógico, com a intenção de possibilitar o desenvolvimento da criticidade e da criatividade;

 

  • Consolidação da educação inclusiva através do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e outras, identificando questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para superação de exclusões; acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;

 

  • Demonstrar consciência da diversidade, desenvolvendo valores ambientalmente responsáveis e sustentáveis e de respeito às diferenças de natureza ambiental-ecológica;

 

  • Perseguir os quatro pilares da Organização das Nações Unidas para a Educação, para a Ciência e para a Cultura: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender a ser.
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