Curso: HISTÓRIA

O CURSO

O curso de História possui corpo docente altamente qualificado e articula ensino e pesquisa para a formação sólida e atualizada do aluno. 

A realização freqüente de atividades extracurriculares e de estágio, além de pesquisa de iniciação científica,  enriquecem o aprendizado do estudante. Para tanto, a FEUC disponibiliza seu Centro de Memória com documentos sobre o município e região. Além disso, no decorrer do curso, o aluno tem a oportunidade de participação em viagens de caráter técnico-acadêmico, visitando museus, centros de memória, bibliotecas, e outras instituições culturais, além das ricas experiências por circuitos históricos cuidadosamente selecionados pelos docentes. 

O aluno pode também participar de palestras e cursos de extensão em diversas áreas, e eventos científico-culturais internos como a Semana de História em Debate e o Congresso Regional de Educação, e externos como a Semana Euclidiana.


A PROFISSÃO

Ao contrário do que até recentemente se imaginava, a História não se resume a uma série de datas e de acontecimentos do passado. Na visão moderna, a História é uma ciência dinâmica que se inter-relaciona e contribui com outras áreas do conhecimento como a Geografia, Economia e Arte. Seu principal objeto de estudo envolve os diversos aspectos da humanidade e da sociedade ao longo do tempo e do espaço e seu reflexo no presente. Desta forma, a profissão requer o gosto pela leitura e investigação a respeito da economia, relações de poder, conflitos sociais, cultura popular, e até os costumes e relações familiares das pessoas comuns.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O mercado de trabalho para o profissional formado em História vem se ampliando. Além da docência no ensino fundamental e médio, o profissional é requisitado para trabalhar em instituições públicas e privadas voltadas para a preservação do patrimônio histórico e cultural, institutos de pesquisa, centros culturais e de documentação, museus, arquivos de prefeituras e de empresas, bibliotecas, jornais e revistas. Está apto a desenvolver pesquisas em cursos de pós-graduação, podendo assumir, por meio destes, docência no ensino superior.


PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

A FEUC procura inserir seus alunos à iniciação científica, contribuindo para concretização da articulação entre ensino e pesquisa. Atualmente os docentes do curso de História estão desenvolvendo o projeto de levantamento histórico dos 40 anos da FEUC, envolvendo diversos alunos.

Rolar para o topo