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Coordenadoria de Apoio aos Estudantes da FEUC

 

A Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) destina-se de natureza mediadora aos acadêmicos da FFCL-FEUC, com a finalidade de propiciar aos estudantes, condições de acesso e permanência no ensino superior da instituição pública.

 

 

 

Busca, ainda, por meio do desenvolvimento de ações de ouvidoria, contribuir para redução da evasão ocasionada por fatores relacionados a desigualdades e a exclusão social.

 

 

A CAE, oferta atendimento especializado aos estudantes da FEUC, visando proporcionar o apoio no enfrentamento de problemas sociais que influenciam no desenvolvimento acadêmico.

 

O objetivo é viabilizar os direitos dos usuários e seu acesso às políticas sociais.

Constitui-se, então, pelo acolhimento, escuta e orienta, fornecendo esclarecimentos e informações para o acesso a serviços e benefícios ofertados na FEUC e/ou na comunidade.

 

O serviço de Apoio Psicológico e Social tem como objetivos auxiliar, na prevenção e solução de problemas presentes no cotidiano acadêmico e atender as dificuldades vivenciadas pela comunidade acadêmica, contribuindo com o desenvolvimento acadêmico e prevenção e promoção de saúde. 

 

A procura para atendimento social e/ou psicológico pode ser agendada pelo coordenador do CAE nos órgãos de repartições públicas do município.

 

 

 

 

São objetivos da Ouvidoria:

 

- Estreitar as relações entre docentes, acadêmicos, funcionários e comunidade em geral, orientando, instruindo, acompanhando e agilizando o recebimento das mais variadas manifestações, sejam críticas, reclamações, sugestões ou elogios;

 

- Promover uma comunidade direta e democrática entre a comunidade acadêmica e demais setores da FEUC;

 

- Organizar os mecanismos de acesso dos interessados à ouvidoria, fazendo uma relação informal e acolhedora;

 

- Contribuir para a resolução de problemas administrativos ou acadêmicos, oferecendo alternativas;

 

- Garantir o sigilo quanto à autoria da manifestação quando expressamente solicitado ou quando tal providência se fizer necessária;

 

- Manter o registro, classificação e sistematização das ocorrências, incidentes e soluções de problemas trazidos à sua consideração;

 

- Cuidar para que todo atendimento tenha o devido retorno aos interessados;

 

- Garantir a transparência nos processos institucionais.

 

 

 

A CAE é um canal de Ouvidoria da FEUC, é um órgão de natureza mediadora, sem caráter administrativo, deliberativo, executivo e judiciário. A ouvidoria exerce suas funções diretamente junto à Faculdade e seus setores, sendo um canal de comunicação direto, aberto e democrático entre comunidade acadêmica e o público em geral, com a Direção Administrativa e Acadêmica da instituição.

 

 

A Ouvidoria atua no sentido de levar os processos registrados aos setores competentes, garantindo avaliações e respostas adequadas aos casos apresentados. Para isso, a Ouvidoria trata as informações recebidas de forma segura, transparente e eficaz, baseando-se no sigilo e na preservação da identidade dos participantes, quando assim o desejarem.

 

É dever de a Ouvidoria acompanhar as solicitações até sua solução final, em busca de uma permanente qualificação dos processos, sendo assim é uma ferramenta para o atendimento e garantir transparência e valorização dos princípios éticos e morais, defendido pela FEUC.

 

 

 

CONTATO

 

 

Você pode entrar em contato pessoalmente no setor CAE  com o responsável do setor Prof. Wanderley Antônio Calório nas dependências da FEUC:

 

- Segunda e Quarta-feira: 14h às 20h

- Terça e Quinta-feira: 14h às 18h

 

Caso prefira, encaminhe uma mensagem através do formulário a seguir ou envie diretamente para o endereço eletrônico cae@feucriopardo.edu.br.

 

Toda  comunicação será encaminhada exclusivamente para o responsável do setor que entrará em contato com o requerente, onde será fornecido o protocolo de atendimento e acompanhamento.

 

 

 

 

 

Ouvidoria da CAE/FEUC

 

Este é mais um espaço para que você possa emitir a sua opinião, propor sugestões, estabelecer críticas e participar ativamente da gestão do seu curso. O objetivo da ouvidoria é o de aproximar nossas perspectivas em torno do que entendemos sobre uma Faculdade de ótima qualidade, com excelentes serviços para toda comunidade acadêmica. Para tanto, criamos este novo canal de relacionamento. Participe! Entre com suas opiniões, sugestões e críticas. Se sentir vontade elogie também.

 

Lembre-se de que você é um componente desta engrenagem que constitui   qualidade dos serviços que oferecemos. O sistema permite que as informações enviadas sejam armazenadas de forma segura e sigilosa e são essenciais para o devido encaminhamento das demandas e demais comunicações junto aos órgãos responsáveis, facilitando um retorno satisfatório das questões

apresentadas.

 

Faz-se necessária a identificação do responsável pela mensagem, uma vez que a pronta resposta é um dos requisitos importantes para o bom desempenho do sistema de ouvidoria.

 

 

 

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA OUVIDORIA DA CAE/FEUC

CAPÍTULO I

 

Art.1 – A Coordenadoria de Apoio aos Estudantes da Feuc, com o nome fantasia “Cae-Feuc“  mantem  a ouvidoria  que deve agir em consonância com o presente regulamento e pautado pelas seguintes diretrizes:

I – facilitar e simplificar o acesso dos usuários aos serviços de Ouvidoria;

II – atuar na prevenção de conflitos;

III – atender as pessoas com cortesia e respeito, evitando qualquer discriminação ou pré-julgamento, buscando solucionar rapidamente as questões;

IV – agir com integridade, transparência e imparcialidade;

V – resguardar o sigilo das informações do solicitante, quando for o caso, e garantir o direito à resposta, acompanhando caso a caso até a sua finalização; e

VI – divulgar a Ouvidoria aos vários segmentos da comunidade que podem utilizar seu trabalho.

 

 

Art. 2º São atribuições da Ouvidoria:

I – receber demandas, reclamações, sugestões, consultas, denúncias ou elogios provenientes da comunidade Feuc;

II – encaminhar as demandas aos setores envolvidos com as solicitações para que possam:

a) no caso de reclamações, justificá-las e/ou corrigi-las, caso verdadeiras;

b) no caso de sugestões, examiná-las, adotá-las, ou justificar a impossibilidade de sua adoção;

c) no caso de consultas, responder as questões dos solicitantes, orientando-os de acordo com as normas institucionais; e

d) no caso de elogios, conhecer os aspectos positivos e socializar aos setores interessados;

e) no caso de denúncias, encaminhá-las aos setores competentes para que verifiquem a veracidade das informações, apurem os fatos, garantindo o sigilo do denunciante Junto á Direção Administrativa.

III – sugerir melhorias no caso de funcionamento ineficaz de setores internos ou conduta ilegal de qualquer membro da instituição, bem como propor à Direção Administrativa a abertura de sindicância ou inquérito disciplinar, para que sejam apuradas informações de conhecidas irregularidades.

IV – informar aos solicitantes da Ouvidoria, isoladamente ou em conjunto com os setores envolvidos, as orientações recebidas, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis.

V – informar à Direção Administrativa quando os setores competentes não apresentarem no prazo estabelecido as informações e/ou solução para a demanda apresentada;

VI – registrar todas as solicitações encaminhadas à Ouvidoria e as respostas/soluções oferecidas aos usuários;

 

 

CAPÍTULO II

 

Art. 3º Na Ouvidoria, os usuários são atendidos /respondidos via o  e-mail : cae@feucriopardo.edu.br, assim como pessoalmente, quando necessário e agendado. Todos os contatos serão registrados através de protocolos de atendimento e acompanhamento.

 

Art. 4º São consideradas pertinentes à Ouvidoria as demandas, elogios ou reclamações que se referem:

I – às instalações físicas, tais como: salas de aula, portarias, banheiros, laboratórios, pátio, dentre outros;

II – aos setores e seus serviços, tais como: atendimento ao aluno, biblioteca, telefonia, vigilância, departamento de pessoal, setor de informática e laboratórios de aprendizagem, dentre outros;

III – aos serviços prestados  que atuam nas dependências, tais como: cantinas, dentre outros;

IV – aos funcionários técnico-administrativos e aos docentes, quando a solicitação for direcionada a eles;

V – aos cursos, quando a solicitação for dirigida a eles;

VI – à direção acadêmica e administrativa, quando a solicitação for dirigida a ela.



 

 

CAPÍTULO III

 

Art. 5º A Ouvidoria é utilizada por toda a comunidade acadêmica da Feuc, assegurando aos usuários a investigação dos fatos contidos nas solicitações e o direito à resposta de forma objetiva e imparcial.

 

Art. 6º Os usuários deverão informar corretamente os dados da solicitação para que a Ouvidoria possa averiguá-la, mantendo o respeito e a ética para com as pessoas e os setores envolvidos.

Parágrafo único. A Ouvidoria não atende solicitações anônimas, garantindo, no entanto, o sigilo sobre o nome e os dados pessoais dos usuários, quando for o caso.

 

 

CAPÍTULO IV

 

Art. 7º. A Ouvidoria recebe:

I – reclamações, nas quais o usuário se refere aos serviços prestados;

II – sugestões, nas quais o usuário pode sugerir alternativas para melhorar os serviços prestados e/ou as instalações;

III – consultas, nas quais o usuário pode obter variadas informações ou ser encaminhado ao setor competente para o caso;

IV – elogios, nos quais o solicitante pode elogiar atitudes dos funcionários técnico-administrativos e/ou docentes, serviços, instalações e outros elementos que considere eficientes;

V – denuncias que estejam relacionadas ao andamento dos serviços prestados.

 

 

CAPÍTULO V

 

Art. 8. Para oferecer respostas aos usuários, a Ouvidoria encaminha as solicitações recebidas às seguintes instâncias:

I – no caso de solicitações relacionadas às instalações físicas ao Diretor Administrativo;

II – no caso de solicitações relacionadas aos setores  e aos seus serviços, ao chefe do setor ;

III – no caso de solicitações relacionadas aos serviços que atuam nas dependências da Feuc , ao Diretor Administrativo;

IV – no caso de solicitações relacionadas especificamente a um funcionário técnico-administrativo, ao Chefe do Setor e ao Diretor Administrativo;

V – no caso de solicitações relacionadas especificamente a um docente, ao Coordenador de Curso;

VI – no caso de solicitações relacionadas a um curso, ao Coordenador de Curso;

VII – no caso de solicitações relacionadas aos cursos e aos departamentos em geral, em assuntos relacionados ao ensino de graduação e às atividades de pós-graduação, se houver, ao Coordenador de Curso.

 

Parágrafo único. O Ouvidor, no exercício de suas atribuições, poderá solicitar aos setores competentes informações, consultas ou cópias de documentos, bem como solicitar colaboração do corpo técnico-administrativo e docente  e Direção para solução de casos específicos encaminhados à Ouvidoria.